Yamaguti visita Pontal do Faia e encaminha pedidos dos produtores

>>27/08/2009

O vereador Celso Yamaguti (DEM) visitou o assentamento Pontal do Faia, na tarde da última quarta-feira (26), e acompanhou reunião realizada no local para solucionar a situação do escoamento da produção leiteira dos sítios. O laticínio paulista que comprava o leite encerrou as negociações com os produtores locais e, na reunião, foi apresentada nova proposta, feita pelo laticínio Aporé, de Inocência.
Além do vereador, participaram da reunião o secretário municipal de Agronegócios, Luiz Akira, o diretor da Agraer, Sérgio Roque Bazalia, o gerente do Banco do Brasil, o gerente de fomento do laticínio, Henrique César Liria Alves, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jenir Neves, e o presidente da Associação de Agricultores e Agricultoras Familiares do Pontal do Faia, Debrair Queiroz de Paula, que representa os 45 sitiantes do assentamento.
O gerente do laticínio ofereceu R$ 0,50 pelo litro de leite e, a partir de 1º de setembro, começa a buscar o produto no Pontal. Atualmente, devido à queda da produtividade, são produzidos 700 litros/dia, mas Alves afirmou que sua empresa pretende apoiar e dar suporte para que sejam produzidos pelo menos 1,5 mil litros no período de seca. A empresa também será responsável pela manutenção do tanque de resfriamento e pelo funcionário. Alguns produtores, que não possuem meios para transportar o produto até o tanque, ainda reivindicaram a coleta do leite em seus sítios.

Indicação
O vereador informou aos presentes que, na próxima terça-feira, vai apresentar uma indicação para a prefeitura, requisitando tratores para atuar nos sítios, sem custos, com objetivo de formar pelo menos um hectare de cana em cada propriedade, visando ter alimento suplementar para o gado, no próximo período de seca, ou para reforma dos pastos, que se encontram bastante desgastados.
Celso Yamaguti ainda pediu que os assentados enviem um ofício formalizando a reivindicação de construção de um ponto de venda de seus produtos na BR-158. “Não posso me comprometer em construir, mas vou me empenhar e somar forças para buscar recursos, de preferência a fundo perdido, para a construção. Eu e a Câmara Municipal estamos à disposição de vocês para buscar soluções para o Pontal do Faia”, afirmou. Celso ainda lembrou que, recentemente, encaminhou solicitação para que a prefeitura faça cobertura em pontos de ônibus no assentamento, para proteger as crianças em dias de chuva. Os presentes agradeceram a presença do vereador e lembraram que a participação do Legislativo é fundamental para as soluções, principalmente na área rural.

Centro de treinamento
Em sua ida à área rural, Celso Yamaguti também fez visita ao Centro de Treinamento Canaã, local onde são realizados treinos hípicos para crianças. O centro, localizado após a entrada do Campo Triste, na região da BR-158, conta com professores e animais e desenvolve aulas para crianças a partir de cinco anos, com objetivo de prepará-las para a montaria e para competições de provas de tambor.

Ana Maria Barbosa

09/04/2024 11:30