VEREADOR TONHÃO

NOME: Antonio Luiz Teixeira Empke Junior

NASCIMENTO: 21/06/1982

NATURAL DE: Bauru - SP

Vereadores homenageiam dirigentes da Fiems e Senai e fazem votação de urgência

>>15/09/2009

Além da votação de projetos em regime de urgência especial, a sessão desta terça-feira (15) também foi de homenagens. Na oportunidade, foi entregue o título de Cidadão Três-lagoense ao presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen, e ao gerente regional do Senai, Jaime Verruck.

Solenidade - No que se refere ao título de Cidadão Três-lagoense, a solenidade lotou o plenário e foi prestigiada pelos deputados estaduais Akira Otsubo e Paulo Côrrea, pela prefeita Simone Tebet, secretários e diretores municipais, além de alunos e funcionários das unidades do Sesi e Senai de Três Lagoas.

Em seu discurso, Longen agradeceu a homenagem e afirmou que o gesto é uma expressão do reconhecimento da cidade de Três Lagoas ao apoio dado pelo Sesi, Senai, IEL, ao desenvolvimento do município que atualmente tem o segundo maior PIB industrial do estado, ultrapassando os R$ 380 milhões. "Dedico este título à equipe de colaboradores em Três Lagoas e gostaria de destacar a integração que a Fiems, Sesi, Senai, têm com a Prefeitura, uma grande parceira", enfatizou o presidente da Fiems.

Longen informou que, atualmente, a cidade conta com 270 indústrias, empregando 7.323 pessoas e gerando uma massa salarial que alcança R$ 76 milhões anuais. "Isso faz com que tenhamos ainda mais atenção de forma a atender as demandas de Três Lagoas", avaliou.

Outro dado relevante foi apresentado: dos R$ 20 milhões que o sistema investiu no Estado nos últimos dois anos anos, R$ 12 milhões vieram somente para o município. "Isso quer dizer que 60% dos investimentos em capacitação e formação vieram para o município", pontuou Verruck, para quem o Senai pode ser considerado um grande parceiro, pois as indústrias, em sua opinião, foram impulsionadas a aqui se instalarem também pela existência de um ambiente propício para a formação de mão-de-obra.

Vereadores - O presidente da Câmara, Fernando Milan, proponente, junto com o vereador Idevaldo Claudino, da homenagem ao dirigente da Fiems, afirmou que a Câmara estava, com esse ato, reconhecendo e agradecendo o trabalho e dedicação de ambos pela cidade e por Mato Grosso do Sul. "É um orgulho para Três Lagoas ter filhos que ajudam no seu desenvolvimento", frisou.

Ao fazer uso da palavra em nome do Legislativo Municipal, os vereadores Ângelo Guerreiro e Tonhão destacaram o trabalho que a entidades do sistema S realizam em Três Lagoas e ressaltaram que, agora, enquanto cidadãos três-lagoenses, tanto Longen quanto Verruck, têm  ainda mais compromisso com a cidade.

Celso Yamaguti ressaltou que a cidade tributa aos homenageados um misto de orgulho e gratidão. Já Idevaldo pontuou que as entidades do sistema S são participantes ativas e históricos na evolução industrial local. Jorginho do Gás também parabenizou pelo esforço concentrado entre Sesi e Senai para auxiliar a cidade rumo ao progresso.

Falando pelo bloco do PMDB, a vereadora Vera Helena garantiu que a Câmara estava fazendo justiça ao outorgar os títulos de cidadãos a duas pessoas realmente empenhadas em oferecer a capacitação que é necessária, após a prefeitura e o Legislativo conquistarem novas indústrias para Três Lagoas.

Em seu pronunciamento, a prefeita Simone Tebet afirmou que a Câmara só tem concedido a honraria a pessoas que realmente têm trabalhado para o desenvolvimento da cidade. Ela lembrou que os homenageados, mais do que homens com qualidades técnicas e burocráticas, são profissionais que percorrem o Estado, visando atender as necessidades de todos os municípios.

Tramitações - A tramitação de projetos foi o primeiro ato do dia. Foram colocadas em pauta as seguintes proposições: projeto de lei nº 58, que destina três áreas para a construção de um Centro de Educação Infantil no bairro JK e o projeto de lei nº 59, que cria mais 30 agentes de combate a endemias no Município. Estes dois projetos foram aprovados. Já o projeto de lei nº 60, que autoriza a doação de área para a metalúrgica Stell Wire seguiu para análise das comissões permanentes.

Ana Maria Barbosa

05/03/2024 12:38