VEREADOR TONHÃO

NOME: Antonio Luiz Teixeira Empke Junior

NASCIMENTO: 21/06/1982

NATURAL DE: Bauru - SP

Câmara aprova a criação de museu municipal

>>22/09/2009

Projeto de lei de autoria do vereador professor Nuna Viana (PMDB) aprovado nesta terça-feira (22), pela Câmara Municipal Três Lagoas, autoriza a prefeitura a criar o Museu Municipal no antigo prédio da estação da Noroeste do Brasil (NOB), de acordo com especificações definidas em conjunto com a Fundação de Cultura, Departamento Municipal de Cultura e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O projeto foi votado em regime de urgência porque, segundo Nuna, é necessário que a criação fosse aprovada para a liberação de recursos de R$ 300 mil provenientes de emenda da senadora Marisa Serrano. "Corríamos o risco de perder a verba", explicou o vereador. Nuna informou que o museu está orçado em R$ 1,5 milhão que serão custeados em parte pelo município e parte pelo governo do Estado.

De acordo com o vereador, a administração do museu ficará a cargo da prefeitura, que fará a regulamentação e o concurso para preenchimento do quadro de funcionários. Dentro das discussões formuladas na audiência pública, Nuna afirmou que ficou definido que o museu terá um acervo permanente, mostrando os ciclos históricos, econômicos e culturais de Três Lagoas, e, além disso, haverá um novo conceito.

"Será um museu dinâmico, com exposições temporárias, utilizando ferramentas tecnológicas e trazendo diferentes parâmetros culturais para nossa população", explicou. Para isso, serão buscadas parcerias com instituições de ensino, pesquisa e extensão e órgãos da área cultural. "Nossa memória está se perdendo e precisamos resgatá-la com urgência. Sem passado não temos presente e muito menos futuro", disse Nuna.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade e segue para sanção da prefeita Simone Tebet. Segundo o vereador Nuna, o texto do projeto foi anteriormente discutido com o Executivo, de forma a atender as necessidades dentro das possibilidades da administração pública atual.
Durante a sessão o vereador Tonhão (PPS) destacou a importância da cidade contar com um museu que registre seu passado, dando bases para a construção de um futuro melhor.

APROVAÇÕES - Durante a mesma sessão ordinária, os vereadores votaram também em regime de urgência a cessão de 40 mil m² para a implantação da indústria metalúrgica Steel Wire, que investirá mais de R$ 109 milhões na fábrica de vergalhões para a construção civil. Segundo o projeto de lei enviado à Câmara pelo Executivo, serão criados 138 empregos diretos.

De acordo com o texto aprovado pelos vereadores, a empresa tem 90 dias para iniciar as obras preliminares e 18 meses para concluí-las. "Os empresários nos apresentaram o projeto e mostraram que o empreendimento é ambientalmente viável, pois não terá queima de carvão, mas de gás natural em suas caldeiras, além de ter todos os seu resíduos serem vendidos para outras indústrias, como a de cimento", explicou o presidente da Câmara, vereador Fernando Milan.

Os vereadores ainda aprovaram alteração em dispositivo da lei 2.357, visando atender a portaria do Ministério da Saúde, que fixou novos valores de incentivo de custeio para agentes comunitários de saúde. Assim, os profissionais poderão ser beneficiados com o reajuste promovido pelo governo federal.

Ana Maria Barbosa

09/04/2024 11:30