VEREADOR TONHÃO

NATURAL DE: Bauru - SP

Diretor de Comunicação da Câmara é homenageado na Assembléia Legislativa

>>03/11/2009

Paulo Renato Penharbel, diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Três Lagoas, juntamente com outros nove cerimonialistas de Mato Grosso do Sul, foi homenageado em  solenidade na Assembléia Legislativa, em 29 de outubro. Nesta data comemora-se o Dia do Cerimonialista, instituído pela Lei nº 3.543/08, proposta pelo deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), autor ainda da propositura para a realização da sessão solene. Mato Grosso do Sul é o primeiro estado brasileiro a criar uma data oficial para homenagear a categoria.

Foram escolhidos, para representar todos os mestres-de-cerimônias do Estado, profissionais que atuam há mais de 15 anos, tanto no setor público quanto privado. Penharbel é graduado em Comunicação Social pela UFMS, tem especialização em Gestão e Organização de Eventos, tendo atuado em diversas localidades de Mato Grosso do Sul até chegar a Três Lagoas, onde organiza e conduz eventos universitários, empresariais, institucionais, eclesiásticos e públicos. O profissional é o cerimonialista oficial da Prefeitura, desde 2004, e, em 2009, passou a dirigir também o cerimonial e o setor de comunicação da Câmara de vereadores.

O cerimonialista recebeu a homenagem das mãos do deputado estadual professor Rinaldo e do vereador Tonhão, que representou o Legislativo municipal de Três Lagoas, na solenidade. "É com muito orgulho e satisfação que participo desta homenagem, por saber que Três Lagoas e nossa Câmara Municipal estão representadas por um assessor desta envergadura, que tem trazido seus conhecimentos aos demais funcionários", afirmou Tonhão.

Além de Paulo Renato Penharbel, a homenagem foi estendida à professora e poetisa Ana Maria de Cordue, diretora de comunicação e cerimonial da Câmara Municipal de Ponta Porã; à pedagoga Eliana Izabel Regasso de Souza, superintendente de cerimonial da Prefeitura de Campo Grande desde 2006; à pedagoga, professora e cerimonialista da Assembleia Legislativa desde 1982, Iracy Souto Carvalho Arima; à pedagoga e gestora de eventos protocolares na Diretoria Geral de Cerimonial do Governo do Estado, Mariluce Muller da Cunha; à cerimonialista fundadora do Comitê Nacional do Cerimonial Público, Mércia Maria de Lima Chaves; à chefe do Cerimonial da Universidade Anhanguera - Uniderp, Neuza Batista Guimarães Orro; à professora e mestre de Cerimônias e Gestora de Eventos Protocolares do governo do Estado, Tânia Benedita Salles Gonçalves; ao cerimonialista Salvador Dodero que há mais de 30 anos atua no Estado, e ao jornalista, professor e colunista social Djalma Loubet.

Loubet falou em nome dos homenageados. Todos receberam uma peça criada pela artista plástica Helena Belaliam, em aço escovado e base de granito, e um livreto contendo todas as datas comemorativas oficias do Estado.

A mesa diretora foi composta pelo deputado professor Rinaldo, pelo advogado Silvio Lobo Filho, representante do Comitê Nacional do Cerimonial Público (CNCP - Região Centro-Oeste); pelo procurador de Justiça aposentado, Fadhel Tajer Yunes, e pelo promotor de Justiça da Infância e Juventude de Campo Grande, Sérgio Fernando Harfouche. pelo pró-reitor de Extensão da Anhanguera-Uniderp, Ivo Busatto; pela diretora-geral do cerimonial do governo do Estado, Maira Rezende, e pelo advogado Aluizio Pessoa Frazão, representante da OAB/MS.

Em seu pronunciamento, o deputado frisou a importância dos cerimonialistas, responsáveis por organizar e proporcionar bons momentos na vida de todos e pregou a necessidade de que a profissão seja reconhecida oficialmente, para que possa se organizar e crescer ainda mais.

O representante do Comitê Nacional do Cerimonial Público (CNCP - Região Centro-Oeste), Sílvio Lobo Filho, destacou que os cerimonialistas públicos são o 'sustentáculo das estruturas do poder', realçando a importância que estes profissionais têm junto aos governos e a execução dos eventos públicos. Ele ainda criticou a banalização de ritos cerimoniais e lembrou que, em muitos casos, existem distorções de comportamento ritualístico, como virar-se para a bandeira durante a execução do Hino Nacional quando a bandeira não é o centro da reverência, de forma a desviar o ritual para ela e não para o Hino. Na visão de Lobo Filho, protocolos como estes têm sido corrigidos, graças ao trabalho dos cerimonialistas de todo o Brasil.

Durante a cerimônia, o Coral da Assembleia Legislativa cantou o Hino Nacional, além de outras duas músicas, emocionando a plateia, formada por parentes, amigos e equipes de trabalho dos homenageados. Após a entrega das homenagens, foi servido um coquetel no saguão da Assembleia Legislativa.

Ana Maria Barbosa

19/03/2024 21:00