VEREADOR TONHÃO

NATURAL DE: Bauru - SP

População e autoridades comemoram 95 anos com desfile cívico-militar

>>16/06/2010

Autoridades e a população três-lagoense prestigiaram o desfile cívico-militar em comemoração aos 95 anos de emancipação político-administrativa do município. A multidão acompanhou as apresentações ao longo da avenida Antônio Trajano e pode ver o desenvolvimento do tema "União entre os Povos" pelas escolas, instituições civis e militares e secretarias municipais, representado pela Copa do Mundo.

Além da prefeita, Márcia Moura, e da ex-prefeita, Simone Tebet, a festa foi acompanhada pelo governador André Puccinelli; pelo vice-governador, Murilo Zauith; pelo deputado federal, Waldemir Moka; deputado estadual, Akira Otsubo; vereadores Fernando Milan, Jorge Martinho, Jorginho do Gás, Vera Helena, Idevaldo Claudino e Tonhão; prefeitos da região, secretários municipais; ex-secretário estadual de Obras, Edson Giroto; presidente do PMDB, Eduardo Rocha; e comandantes do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental.

A solenidade foi iniciada com o hasteamento das bandeiras. Em seguida as unidades militares que compõem a segurança do município iniciou o desfile. A 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro, fundada em 17 de julho de 1924, fez a apresentação da sua tropa, incluindo os integrantes do Pelotão Mirim, e dos veículos. O 2º Batalhão de Polícia Militar também apresentou viaturas. O efetivo da Polícia Militar Ambiental veio reforçado pelas crianças do projeto Florestinha, assim como o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que apresentou sua frota e o recém-criado projeto "Bombeiros do Amanhã".

Abrindo a parte civil da solenidade, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais mostrou a União dos Povos. Centro Juvenil Jesus Adolescentes, Sesi, Judô Clube de Três Lagoas, CEAT, Associação Brasileira de Capoeira, Associação Zanon de Karatê, Associação Atletas do Bem e Ordem Demolay também mostraram à comunidade os projetos promovidos em benefício principalmente de jovens e adolescentes.

Os centros de educação infantil (CEI) e as escolas municipais, neste ano, desfilaram em blocos. Os CEIs apresentaram, em três blocos, as brincadeiras de crianças. Já as escolas, usaram subtemas para desenvolver o tema, por meio da representação das brincadeiras de rua, jogos pré-esportivos e esportes.

As secretarias municipais de Educação e Cultura, Meio Ambiente e Esportes também apresentaram seus projetos e ações, por meio de escolinhas de esportes, projetos sociais e de agricultura e reciclagem.

Entre as escolas estaduais instaladas no município, apenas a Dom Aquino Corrêa participou da comemoração, apresentando inclusive a sua Banda de Percussão.

A frota municipal, atualmente composta por 117 veículos, em um investimento de R$ 4,9 milhões também desfilou na avenida, sendo desde ambulâncias até patrol e equipamentos pesados e caminhões.

Para comemorar os 95 anos de Três Lagoas, novos integrantes participaram do desfile, como a Associação Amigos Três-lagoenses de Motocross e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Como tradicionalmente ocorre, o desfile foi abrilhantado pela presença das bandas Marcial e Musical Cristo Redentor e foi encerrado pela apresentação das comitivas de cavalos, dentre as quais, as comitivas Pioneiros 1 e Pioneiros 2.

Ana Maria Barbosa

09/04/2024 11:30