O vice-presidente da Câmara, vereador Tonhão, prestigiou a solenidade de abertura do II Simpósio sul-mato-grossense de envelhecimento saudável e qualidade de vida. O evento ocorreu na noite desta terça-feira (7), no anfiteatro da UFMS, campus I, sendo organizado pelo Grupo de Educação Tutorial em Enfermagem.
O evento contou ainda com a participação do diretor do campus de Três Lagoas da UFMS, José Antônio Menoni, da coordenadora do curso de enfermagem do campus de Três Lagoas, Jomara Brandini Gomes, da tutora do Grupo de Educação Tutorial e chefe do Departamento de Enfermagem, Sonia Regina Jurado.
A orquestra de Violinos do município de Castilho (SP) abriu o evento, com a execução de três músicas. A diretora de cultura, desporto e lazer, Luzinete Pereira, bem como, a primeira dama do Município paulista, Maria Tereza Ribeiro, também participaram da solenidade.
Representando a Câmara no evento, Tonhão parabenizou estudantes e professores pela iniciativa de organizar um evento para debate de uma questão tão atual e importante, cumprindo com sua função social, e desta maneira acreditando também na universidade pública.
"Desejo sucesso e que vocês participem ativamente do evento que contribuir para melhorar ainda mais o ensino da universidade pública", destacou o vereador.
De acordo com a tutora do Grupo de Educação Tutorial e chefe do Departamento de Enfermagem, Sonia Regina Jurado, o Simpósio tem como objetivo principal a discussão de uma política pública voltado para o idoso, seja na área da saúde, seja na área de direitos.
O evento acontece de 6 a 8 de outubro e além da comunidade universitária é aberto a comunidade em geral, profissionais de saúde. Na sexta-feira (8), além de palestra haverá ainda a apresentação de 43 trabalhos científicos.
A fisioterapeuta Rosana de Fátima Garbin foi a palestrante do primeiro dia de evento. Ela falou sobre "O processo de envelhecer com qualidade de vida". A mensagem principal de Rosana é que não basta apenas cuidar do corpo, mas da alma também.
Gislene Almeida