VEREADOR TONHÃO

NATURAL DE: Bauru - SP

Autoridades abrem curso de voluntários da Defesa Civil

>>06/12/2010

O curso de Formação de Agentes Voluntários da Defesa Civil foi iniciado hoje (6), à tarde, na Câmara Municipal de Três Lagoas, com a exibição de um vídeo relatando os impactos da tempestade de 27 de setembro e a necessidade de organização da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. A abertura solene foi realizada pela mesa de honra, formada pelo presidente da Casa, vereador Fernando Milan, pelo vice-presidente, vereador Tonhão, pela secretária municipal de  Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino, representando a prefeita Márcia Moura, pelo comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, major Luiz Antônio de Mello, pelo sargento Luiz Roberto Penrabel, coordenador estadual do curso de agentes voluntários, pelo major Adriano Rampazzo, representando o coronel Ociel Ortiz Elias, comandante geral do Corpo de Bombeiros e coordenador da Defesa Civil Estadual.

O pastor Ivanildo Teixeira, da Igreja Batista Nova Aliança, falou aos presentes, comparando a importância da iniciativa com o capítulo 10, versículo 42 do livro de Mateus, onde é relatada passagem na qual Jesus explica aos discípulos que, no Reino de Deus, o mais importante é servir e dar a vida pelo resgate de muitos.

"Muitas vezes, a grandeza é medida pelas riquezas, mas Jesus mede pela capacidade de servir. Este é um dos fundamentos do cristianismo, que mede o verdadeiro amor pelas ações e não só por palavras", afirmou. "Louvo a Deus pela iniciativa do curso que vai ensinar a servir", complementou o pastor.

O oficial Sandoval Leonardo Júnior falou em nome dos instrutores, destacando também a capacidade de servir. Em seguida, a palavra foi dada ao comandante dos Bombeiros em Três Lagoas. O major de Mello afirmou que, no início, não entendeu a amplitude do trabalho proposto pela Câmara e disse que a corporação está pronta para auxiliar o trabalho, que ele classificou com bastante amplo. O major citou um termo oriental que expressa pessoas atentas e prestativas para as necessidades dos outros. "São características percebidas entre o que estão inscritos no curso. Só pela presença aqui, mostram que têm o desejo de servir à comunidade de Três Lagoas", frisou.

A secretária Maria Lúcia Firmino, uma das agentes do atendimento às vítimas do temporal, lembrou que a cidade às vezes acha que tem estrutura para atuar em quaisquer condições e que, somente mediante um evento como o de setembro, é possível entender as necessidades reais. "As perdas materiais são grandes e sentidas, mas são momentos em que as pessoas precisam de conforto espiritual. Temos que estar preparados para ajudar", ressaltou. Para ela, o treinamento vai capacitar a sociedade civil a auxiliar, com mais eficiência, na hora da calamidade.

Já o major Rampazzo explicou que a organização da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil vai intrumentalizar e equipar os integrantes para atuar em situações adversas. "Não é possível evitar o grande evento, mas estar organizados para dar as respostas", detalhou. Ele ainda afirmou que este é o primeiro curso com base na nova legislação federal para decretação de estado de emergência e para liberação de recursos para reconstrução.

Além de reivindicar que os representantes municipais da Defesa Civil sejam nomeados pela prefeita Márcia Moura, o mais breve possível, de forma a terem meios para exercer as funções, o presidente da Câmara, vereador Fernando Milan, contou que a iniciativa foi motivada por um encontro que teve com o promotor Antônio Carlos Garcia de Oliveira, no dia seguinte ao temporal. Na ocasião, o promotor informou ao vereador que a Defesa Civil precisava ser organizada e aparelhada. "Ele me lembrou que tem muita gente que quer ajudar, mas que precisavam de meios para atuar". Este pedido, segundo Milan, ecoou, resultando no curso de capacitação oferecido pelo Legislativo, com organização do assessor Paulo Renato Penharbel.

A aula inaugural foi transmitida ao vivo pelo site da Câmara.

Ana Maria Barbosa

10/05/2024 11:20