VEREADOR TONHÃO

NOME: Antonio Luiz Teixeira Empke Junior

NASCIMENTO: 21/06/1982

NATURAL DE: Bauru - SP

Vereadores assinam TAC e repassam recursos para semiaberto

>>23/02/2011

Vereadores, a prefeita Márcia Moura e membros do Ministério Público assinaram, na tarde desta quarta-feira (23), Termo de Ajuste de Conduta (TAC) garantindo o repasse de R$ 200 mil para a construção de um barracão de trabalho na unidade do presídio semiaberto do Município. O repasse aprovado, em caráter de urgência, durante a sessão desta terça-feira (22), faz parte dos R$ 939.556,32 devolvidos pelos vereadores à Administração Municipal, no final do ano passado.

A verba será destinada ao Conselho da Comunidade, uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve constantes ações para a reinserção social dos apenados de Três Lagoas.

Participaram do ato os vereadores Jorge Martinho (PMDB), Celso Yamaguti (DEM), Marisa Rocha (PSB), Tonhão (PPS) Ângelo Guerreiro (PDT), Idevaldo Claudino (PT), Fernando Milan (PMDB) e o presidente da Câmara, professor Nuna Viana (PMDB).

"Fico feliz com esta parceria, pois quem vai ganhar com isto é a comunidade", afirmou a prefeita Márcia Moura, no início da reunião. A prefeita ressaltou que acatou a indicação dos vereadores em aplicar o dinheiro nesta obra.
Também estiveram presentes secretários do município e os promotores José Luiz Rodrigues, Ana Cristina Carneiro e Camila Augusta Calarge Doreto, que representou o Conselho da Comunidade.

A promotora Camila ressaltou a importância de ações como estas no município, lembrando que a Câmara de Vereadores assumiu uma responsabilidade do Estado e que esta parceria vai favorecer não só ao detento. "Este dinheiro será fiscalizado e o investimento vai ajudar a toda comunidade", afirmou.

A implantação do barracão na unidade penal tem como objetivo a qualificação profissional dos presos e assim sua reinserção no mercado de trabalho. Segundo a vereadora Marisa Rocha, o projeto vem ao encontro dos anseios da população. "Estamos aqui para somar e fazer o bem para nossa comunidade. É preciso que o semiaberto funcione, e funcione bem", concluiu.

Segundo a promotora, a construção será feita por detentos do presídio de segurança média, apenados em regime fechado que trocarão o trabalho por remissão de pena.

Na ocasião, o promotor José Luiz pediu aos vereadores que auxiliem nas negociações para que o governo do Estado construa a Unidade Educacional de Internação (Unei) em Três Lagoas. O vereador Tonhão, falando pelo Legislativo, propôs a elaboração de uma indicação conjunta para encaminhar o pedido, o que foi aceito pelos parlamentares.

Bruno Axelson

10/05/2024 11:20