Tonhão e Jorginho indicam e nova biblioteca é entregue à população

>>01/07/2011

Autores das indicações que propunham uma nova biblioteca municipal para a cidade, os vereadores Tonhão e Jorginho do Gás, acompanhados pelos colegas Celso Yamaguti, Fernando Milan e Marisa Rocha, prestigiaram a solenidade de entrega do novo prédio da biblioteca, que ficará em frente ao cartão postal da cidade, a Lagoa Maior.

O ato ocorreu na noite desta quinta-feira (30) e reuniu autoridades como a vice-governadora Simone Tebet, secretários municipais, servidores públicos e familiares do ex-prefeito Rosário Congro, cujo nome foi colocado na fachada da biblioteca.

Tonhão fez uma indicação para a construção de um novo prédio para abrigar a biblioteca do Município, ainda em seu primeiro mandato, no ano de 2005. Em 2006, o vereador Jorginho do Gás também apresentou uma propositura, reforçando o pedido.

"Hoje realmente é mais um dia que fica marcado na história do nosso Município. Este prédio já era um pedido antigo, feito no meu primeiro ano de mandato, ratificado pelo vereador Jorginho em 2006. Foi uma obra que ficou além dos nossos pedidos. É um prédio que significa futuro, modernidade, vida nova", frisou Tonhão em seu discurso.

Ele ainda afirmou que a obra é resultado de mais uma ação conjunta da prefeita com a vice-governadora e parabenizou ambas pela parceria.

O empresário Rosário Congro Neto, também fez uso da palavra. Ele lembrou dos feitos de seu avô, enquanto prefeito e visionário, pois foi na gestão de Rosário Congro que foi criada a biblioteca municipal. Ele também destacou o empenho da prefeita que vem fazendo uma gestão inspirada "num braço forte", referindo-se a sua antecessora a hoje vice-governadora Simone Tebet.

"Tenho certeza que haverá muitas outras obras que encherão de orgulho os três-lagoenses. A obra da biblioteca é um primor da arquitetura sul-mato-grossense", resumiu Rosário.

Durante sua fala, a vice-governadora, ressaltou a emoção e o orgulho que sentia não só em relação a biblioteca, mas a cidade como um todo. Tudo graças ao desenvolvimento e novo ritmo de Três Lagoas, que gera empregos não somente para seus filhos, mas para os "irmãos sul-mato-grossenses".

Simone também reconheceu o papel de Tonhão e Jorginho enquanto representantes do Legislativo Municipal e Márcia Moura, secretária de educação na gestão dela como prefeita, proponentes do empreendimento.

Ela ainda acrescentou que a obra da biblioteca é marcante não pelo valor monetário, quase R$ 2,5 milhões, mas pelas parcerias, intercâmbios que o novo prédio propiciará para o Município, inclusive com universidades internacionais. "Esta obra representa o presente e o futuro da nossa cidade", disse.

A prefeita Márcia Moura, por sua vez, além de agradecer a vice-governadora pela viabilização do curso técnico de biblioteconomia, para atender a demanda do novo espaço de leitura, pesquisa e cultura, ao pioneiro Rosário Congro, representado por seus familiares, também fez questão de destacar a força e apoio dos vereadores.

"O prédio da biblioteca fará parte do complexo turístico que vem se formando no entorno da Lagoa Maior, que já conta com um shopping popular, brevemente, com a Casa do Artesão, além do complexo poliesportivo a ser construído na mesma região", destacou a prefeita.

O local será aberto ao público assim que o acervo for todo catalogado. A biblioteca tem salas de informática, salas para estudo em grupo e individual, espaço para a exposição de quadros, sala para conserto e restauração, acessibilidade. Somente com os novos livros foram gastos aproximadamente R$ 130 mil.

O horário de funcionamento da Biblioteca Municipal já foi definido. A população terá acesso ao acervo de 30 mil livros de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Licença - Aproveitando a solenidade, a vice-governadora entregou para a prefeita a licença de instalação para viabilizar a obra do saguão do aeroporto.

De acordo com Simone, o documento permite que a Administração Municipal entregue um plano de trabalho para o governo do estado, num prazo de 10 dias, visando à liberação R$ 1 milhão dos cofres estaduais para o empreendimento.

Gislene Almeida

19/03/2024 21:00