Alunos do projeto Comunidade Kolping, mantido pelo Instituto Votorantim e Fibria, visitaram a sede do Legislativo Municipal, na manhã e na tarde desta segunda-feira (4). De acordo com a coordenadora do evento, Vilma Portella, o objetivo da visita foi reforçar as noções de cidadania, já repassadas ao grupo.
O projeto funciona no bairro Santa Luzia, das 7h às 22h, atendendo prioritariamente, trabalhadores das duas empresas e seus familiares. Também são oferecidos cursos em duas escolas municipais.
No total, 161 alunos, com idade variando de 15 a 29 anos, são atendidos pela ação, desde maio deste ano.
Na Câmara, o roteiro incluiu a visita a todos os setores e aos gabinetes dos vereadores.
No gabinete de Jorge Martinho, a turma aproveitou para questionar sobre número de vereadores (definição por Município), salário de parlamentares, e também, para pedir apoio para mais cursos dentro do projeto.
Martinho por sua vez, falou de seus projetos e se colocou a disposição de todos. Ele ainda distribuiu cartões com o endereço de seu site na rede mundial de computadores, para que todos conheçam mais suas idéias e ações.
O vereador Idevaldo Claudino também recebeu o grupo em seu gabinete e questionou os jovens sobre o projeto que eles participam, falando ainda da importância de se "agarrar" oportunidades, referindo-se a mudança de cultura que, principalmente os jovens, têm que ter diante das ofertas de trabalho, que surgem diariamente em Três Lagoas.
Na parte da tarde, além de Martinho, o vereador Tonhão recebeu os alunos, aos quais falou sobre funções dos vereadores e sobre cidadania e participação política.
O presidente da Câmara, professor Nuna Viana, falou sobre projetos do Legislativo que beneficiam principalmente aos jovens e informou que pretende implantar o projeto Vereador do Amanhã, para alunos do município. Nuna ainda destacou o combate ao bullying e a prevenção ao uso de drogas. "Vocês estão numa idade em que gostam das baladas, mas têm que pensar no futuro de vocês", recomendou.
A assessoria de imprensa da Câmara recebeu os visitantes e detalhou informações sobre a criação do Legislativo, funções e atribuições dos vereadores e dos outros poderes, definições sobre projetos de lei, indicação, requerimento e a importância do voto consciente.
As visitas ao Legislativo estão abertas a qualquer escola e podem ser agendadas na Assessoria de Comunicação, pelo telefone 3509-6335.
Um lanche também foi oferecido aos jovens durante a visita.
Gislene Almeida