Durante sua fala na tribuna da Câmara, na sessão desta semana, o vereador Tonhão apresentou indicações para o governador, André Puccinelli, a vice-governadora, Simone Tebet, o deputado estadual Eduardo Rocha, e também, para a Secretaria de Estadual de Educação, reivindicando a viabilização de viaturas, bibliotecas e laboratório para melhoria no atendimento médico e no ensino do Município.
O pedido para área da saúde visa garantir pelo menos mais duas viaturas para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência|) da cidade. "Pedimos que o governador, a vice-governadora e o deputado não meçam esforços para melhorar a infraestrutura e do Samu, que presta relevante serviço em nossa cidade", disse Tonhão.
Ele ainda lembrou que já fez o mesmo pedido para os representantes da bancada federal, mas que ainda não obteve nenhuma resposta concreta.
Outro pedido do vereador aos representantes do governo do estado é que sejam implantadas bibliotecas e laboratórios, nas escolas estaduais, localizadas no Município. "Tenho feito este pedido há muito tempo. Eu já fui nas escolas, infelizmente, este problema de biblioteca é uma constante, pois o que existem nas escolas estaduais são salas, com livros amontoados, que não atendem a demanda de alunos", frisou o vereador.
Ainda na área social, Tonhão pleiteia junto a bancada federal uma emenda parlamentar para a construção de um Centro de Convivência da Terceira Idade, promovendo atendimento adequado e o conforto aos usuários. "A oportunidade de solicitarmos, fazermos pedidos, aos deputados federais e senadores é agora, quando o orçamento federal está sendo discutido e nós sabemos, que os parlamentares têm um valor para reivindicar verbas", acrescentou o representante da Câmara de Vereadores.
Semáforo/ rotátória - A exemplo de outros colegas, o líder da prefeita na Câmara também pediu a instalação de um semáforo ou rotatória, num cruzamento da cidade, como forma de garantir mais segurança no trânsito do Município. O ponto citado pelo vereador é a intersecção da avenida Ranulpho Marques Leal com a avenida Rosário Congro. "Ali é um ponto crítico, bastante movimentado, este é um pedido que faço desde 2006, devido ao grande fluxo de veículos, entre eles, carretas e é preciso criar um mecanismo, seja um semáforo ou uma rotatória para garantir mais segurança para todos que ali transitam", enfatizou Tonhão.
O parlamentar ainda citou outro ponto crítico na Ranulpho Marques: em frente ao compus da UFMS, motivo de muitas reclamações e reivindicações de estudantes e professores, onde há um grande fluxo de veículos, trânsito de acadêmicos, professores e de pessoas que necessitam ir até o Distrito Industrial da cidade, além de ser a porta de entrada da cidade.
Tonhão lembrou ainda que uma medida imediata tem que ser tomada, naquele trecho quem sabe o fechamento do acesso as fábricas, obrigando os motoristas a fazer um contorno. Enfim, algo que garantisse a segurança de ir e vir da comunidade acadêmica, de funcionários da Mabel, de todos que enfrentam um grande trânsito na região, sobretudo, para atravessar a avenida.
O vereador encaminhou o pedido para a vice-governadora, o secretário estadual de obra, o deputado federal Edson Giroto e o engenheiro do DNIT.
Dependentes químicos - Ainda durante a sessão, Tonhão lembrou de um pedido feito dias atrás: a criação de um centro para tratamento de dependentes químicos, aproveitando o agendamento de uma audiência pública sobre o combate ao crack, marcada para o dia 15 de agosto, na Câmara.
Ele também parabenizou os organizadores do Motoshow, pois mais uma edição da festa, a ser realizada de 12 a 14 de agosto.
Requerimento - Outra propositura de Tonhão é a concessão do título de cidadã três-lagoense para a senhora Ledir Garcia de Souza, pelos relevantes serviços prestados à sociedade três-lagoense.
O vereador destacou que a honraria seria um reconhecimento a uma pessoa que há tempos atua em importantes instituições e como incentivadora do esporte na cidade.
Gislene Almeida