VEREADOR TONHÃO

NATURAL DE: Bauru - SP

Abraço na Lagoa da inicio a I Semana da Água

>>19/03/2012

Marcando o inicio das ações da I Semana Municipal da Água, a Câmara de Três Lagoas reuniu crianças do projeto AABB Comunidade, representantes do Poder Executivo e moradores para o "Abraço na Lagoa", a primeira ação de conscientização de uso dos recursos hídricos da região.

O evento reuniu no entorno da Lagoa Maior mais de 200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos para um abraço simbólico no principal cartão postal da cidade.

A prefeita Márcia Moura (PMDB) agradeceu ao Legislativo pela atitude que vem ao encontro das ações da Administração Municipal quanto as ações para um crescimento consciente e sustentável.

"O projeto de autoria do vereador Nuna nos faz pensar na importância de preservar a água", explicou.

O vereador Tonhão (PMDB) lembrou da importância da preservação e, em uma conversa com as crianças, falou sobre as ações que movem a semana.

"Estamos em frente de um cartão postal de nossa cidade e projetos como este só vem acrescentar." Afirmou Tonhão.

Para a coordenadora pedagógica do projeto AABB Comunidade, Elaine Ornellas, falou sobre a importância desta ação inicial.

"É importante conscientizar-mos as crianças primeiro, pois elas irão fiscalizar os adultos e preservar no amanhã", explicou Elaine.

Projeto

A I Semana Municipal da Água foi instituída por meio de um projeto de lei, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Nuna Viana (PMDB). As ações são endereçadas ao uso consciente da água.

"Somos conhecidos como a cidade das águas por isso devemos dar exemplo quanto ao seu uso consciente e preservação", explicou Nuna.

Programação

Nesta terça-feira (20), às 19h, no salão de eventos da Câmara Municipal, será aberta uma exposição de arte, denominada "Cidade das Águas: caminhos atalhos e tropeços", na qual serão expostas fotos e esculturas crônicas que seguem a temática do evento. Também haverá apresentações.

Na quarta-feira (21), intervenções culturais e educativas acontecem durante todo o dia na praça Senador Ramez Tebet e na Feira Noturna.

Quinta-feira (22) pela manhã, um "Arrastão da Limpeza" irá cuidar das margens do Jupiá (rio Paraná). Com a ajuda dos morados de pescadores, PMA, Secretaria de Meio Ambiente e bombeiros será feita uma limpeza nas margens e leito do rio. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde lança, no bairro, o programa Saúde na Comunidade, com entrega de sacos de lixo e informações para prevenção e combate à dengue e leishmaniose.

Na noite de quinta (20h), uma mesa redonda programada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com parceria da Fibria, será realizada no anfiteatro da unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre pesquisadores e alunos. O evento é aberto à população e visa discutir o uso da água em Três Lagoas.

Fechando as atividades da semana, o blog Pense Eco, que discute temas referentes ao meio ambiente, vai realizar, em parceria com o Poder Legislativo, o I Fórum sobre (Eco) Turismo e Sustentabilidade, sob o enfoque de Diálogos e Práticas Interdisciplinares. O evento irá reunir alunos, pesquisadores, educadores e várias autoridades políticas do estado, a fim de refletir sobre os problemas ambientais da região do Bolsão sul-mato-grossense.

Bruno Axelson
                                                                                                                     Fotos - Flávia Guedes J.J Caju