Realino pede maior parceria entre Prefeitura e Sanesul

Reunião com diretores da Sanesul

>>24/05/2017

Vereadores trouxeram questionamentos com base nas reclamações da população

Na manhã desta quarta-feira, 24, a Câmara dos Vereadores de Três Lagoas recebeu o diretor-presidente da Sanesul, Luiz Rocha, juntamente com os diretores André Soukef (administração e finanças), Onofre Assis de Souza (comercial e de operações) e José Carlos Queiroz (Engenharia e Meio Ambiente) para apresentarem os investimentos que a empresa tem feito no município e ouvir os vereadores.

Luiz Rocha, conhecido como Bahia, apresentou alguns dados do serviço que a empresa presta ao município, totalizando 49.124 ligações de água e 25.071 de esgoto, atendendo cerca de 80 mil habitantes. Falou que Três Lagoas é um exemplo comparado aos índices nacionais, pois atende 100% da cidade com água tratada. No Brasil, espera-se que esse índice seja alcançado apenas em 2040, afirmou. Além disso, todo esgoto recolhido é tratado, quando na média nacional, apenas 25% do esgoto é tratado, segundo os diretores.

Bahia confirmou que a empresa teve contratempos no cronograma e que tiveram problemas com empresas terceirizadas, tendo que fazer mais de uma substituição até o momento. Alertou que as obras são para atender a expansão de Três Lagoas e que, por isso, não devem ser notadas grandes melhorias imediatamente, mas ao longo dos anos com a expansão territorial e populacional. Ressaltou que, apesar das obras não serem visíveis para a população, transtornos e desligamentos acontecem.

Questionamentos

Aproveitando a presença dos diretores, os vereadores fizeram vários questionamentos e indicações. Realino cobrou um elo maior entre a Sanesul e a prefeitura, para alinharem seus cronogramas de ações e evitarem retrabalhos, como a perfuração em asfalto novo. Luiz Rocha disse que já se reuniram com a prefeitura, a secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito e com o diretor de obras, mas que ainda não conseguiram alinhar esses cronogramas e que, em alguns casos, isso não é possível, pois a Sanesul depende de recursos que serão liberados futuramente.

O vereador Flodoaldo fez um questionamento que envolve a segurança do três-lagoense. Ele alertou que para realizar serviços nas residências, a Sanesul não comunica antecipadamente o cliente, que acaba abrindo as portas de sua casa para um técnico “desconhecido”. André disse que vão estudar como fazer esse aviso antecipado, agradecendo a colocação do vereador.

Os vereadores Luciano Dutra e Sirlene trouxeram uma reclamação recorrente da população, sobre o motivo de não poderem efetuar a ligação do esgoto em redes próximas de suas residências. A Sanesul orientou que essas pessoas esperem, pois quando toda a rede estiver concluída e apta para receber ligações, os moradores serão comunicados para efetuarem o cadastro e a ligação. E alertou que a empresa tem muitos casos de pessoas que fazem a ligação sem autorização, causando transtornos na rede, atrasando ainda mais a finalização.

O vereador Gilmar agradeceu a presteza na resposta de um requerimento e questionou sobre a fiscalização das obras da rede de esgoto, pois estão com muitas reclamações de retorno. José Carlos explicou que o perfil da cidade exige que seja feita a obra no limite mínino de declive permitido. Com isso, o mal uso da rede de esgoto pode gerar problemas. “É uma dificuldade que temos, por isso a cidade conta com mais de 20 estações elevatórias, quando o normal seria apenas três”, ressaltou.

Gilmar questionou também o que poderia ser feito para amenizar o mau cheiro no bairro São João. O diretor-presidente afirmou que já está em fase de finalização uma obra de reversão para jogar o esgoto em outro local e que falta uma ligação que deve ser feita pela Elektro. Aproveitou o momento para pedir uma intervenção da Câmara junto à Elektro para agilizarem essa ligação. O presidente da Câmara, assim como os demais vereadores presentes, agradeceram a presença dos diretores e solicitaram que atendam às indicações apresentadas a pedido da população.

05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00