Luiz Akira reúne pequenos produtores para discutir reivindicações

>>28/08/2017

O objetivo foi ouvir todos e ajudar no escoamento da produção

Na última sexta-feira (25), o vereador Luiz Akira, em atendimento aos pequenos produtores, promoveu reunião junto a autoridades ligadas ao agronegócio, no Plenarinho da Câmara Municipal.
Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Luiz Empke Júnior (Tonhão), o gerente do Banco do Brasil, Júlio Junior Jara e da gerente Regional do Banco do Brasil Dionara Sgarbossa; Marcos Lima, no ato representando a gerente Regional do Sebrae, Josi Signori; o coordenador Municipal da Agraer, José Boscaine; representando a secretaria de Meio Ambiente, Agronegócio e Tecnologia esteve o Engenheiro Agrônomo Manoel Latta e o servidor Marcos Vinícius Araldi Júnior, representando os pequenos produtores entre agricultores e horteiros.
Entre as reivindicações está a solicitação para um espaço de comercialização na feira livre, fator este que o secretário de Desenvolvimento Econômico já adiantou: “hoje não há espaço na feira, mas isto pode ser discutido. Esta provocação que o vereador Luiz Akira fez é bom pra iniciarmos as tratativas corretas e poder ajudar vocês.
Outro ponto destacado foi quanto a perda de verduras. “A verdade é que precisamos de vocês, pois estamos perdendo mercadoria/verduras por falta de espaço para comercialização”, disse Marcos, no ato representando a classe produtores.
“Primeiramente, vocês precisam fazer um cadastro na nossa secretaria (desenvolvimento) para que possamos ter este controle, saber quem são vocês, atividades e tudo mais, no objetivo de unificar as intenções, seja via abaixo assinado ou de outra forma, para que possamos ajudar, no que compete ao poder público municipal”, disse Tonhão.
O secretário ainda explicou que o objetivo é atender a coletividade. Neste sentido, os produtores precisam montar uma comissão, ou associação para pontuar as principais necessidades do grupo.
Ao se manifestar, o representante da Agraer, Boscaine, destacou que está a disposição, mas para este primeiro momento, cabe ao município primeiramente atender o que for possível. “Não podemos pular etapas, pois o nosso é a nível estadual, mas faremos o que estiver ao nosso alcance para ajudar vocês daqui pra frente”, disse.
Júlio Jara lembrou que o Banco do Brasil possui planos de incentivo financeiro para pequenos produtores. “Vocês podem nos procurar para solicitar e mediar este apoio, explicaremos todas as condições”.
Manoel Latta também reiterou que a secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio está de portas abertas para colaborar.
O Sebrae também tem espaço para vocês. “O que queremos é trazer soluções inovadoras para que vocês mantenham a produção, invistam e tenham bons resultados”, pontuou Marcos Lima do Sebrae.
“O objetivo é justamente este, ouvir as necessidades diante dos órgãos competentes para que possamos ajudar conforme possível. Sei que vocês dependem de suas produções e o problema maior tem sido o escoamento desta. Me comprometo a intermediar esta situação e tenho certeza que todos que aqui estão farão o mesmo”, ressaltou o vereador Luiz Akira.

Diante das discussões, uma reunião deve ser agendada com o prefeito na próxima semana, para articular as situações apresentadas.

CINTURÃO VERDE

Ainda foi discutido brevemente sobre a situação de regularização do Cinturão Verde, na ocasião Tonhão, assegurou que, serão protegidos os que estiverem regulares e produzindo devidamente.
“O prefeito quer ajudar, nós do Executivo estamos aqui para ser parceiros de vocês”, finalizou.

16/04/2024 12:46
12/04/2024 11:23