Vereadores Akira e Cristina reúnem Abrasel, vigilância e fiscalização ambiental para discutir adequações no setor alimentício

Vereadores também propuseram a criação da Semana Gastronômica

>>27/10/2017

O vereador Luiz Akira e a vereadora Cristina Ferreira reuniram, na tarde desta quarta-feira (25), associados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o coordenador da Vigilância Sanitária, Christovam Bazan, e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio. O vereador Davis Martineli também prestigiou a reunião.

“Nosso objetivo, é somar esforços e contribuir de forma efetiva para avanços no segmento alimentício, após algumas situações apresentadas, eu e a vereadora Cristina preferimos reunir todos para que elencassem as situações que enfrentam dificuldades”, disse Luzi Akira.

O presidente da Abrasel, Fernando Delmônico, expôs que todos os associados desejam estar quites com a Lei, cada qual com seu estabelecimento. “Nossa intenção é fazer sempre as devidas adequações, o que questionamos é quanto às mudanças que por vezes precisamos fazer anualmente e prazos, sei que todos os fiscais cumprem o que deve ser feito mediante a Lei, queremos somente alguns esclarecimentos”.

Entre os associados, um dos pontos mais citados foi quanto à caixa de gordura, tamanho e dificuldades que muitas vezes enfrentam para adequar o estabelecimento.

Flávio Henrique Fardin, técnico representando a Secretaria de Meio Ambiente ao lado da técnica Mayara da Silva, explicou que a Lei determina construção da caixa de gordura na dimensão proporcional à produção de cada estabelecimento, para que não haja fácil entupimento da canalização.

A norma brasileira 8160, da ABNT, rege as características recomendadas, como os tamanhos mínimos e capacidade do sistema que varia de acordo com o tamanho do estabelecimento.

“Trabalhamos com as denúncias, já tivemos problemas recorrentes em diversas avenidas, onde a gordura de muitos estabelecimentos escorria por calçadas. Isto é muito ruim para a população”, explicou Flávio.

No mesmo sentido, Cristóvam disse que a Vigilância Sanitária trabalha com denúncias e que existe a necessidade de mais efetivo para que possam atender melhor todas as demandas. “Mas fazemos o possível, somos abertos ao diálogo. Sempre que vamos fiscalizar um local, estabelecemos um prazo para que seja tomada a providência. Sabemos das dificuldades que é muitas vezes para um setor para fazer alguma mudança, mas analisamos cada caso, pois queremos ser parceiros e jamais prejudicar alguém”, comentou Cristovam.

Outro ponto discutido foi quanto à melhoria da informatização, por meio de um portal no qual haja melhor acesso às leis e prazos a serem cumpridos.

Projeto Semana Gastronômica
Na ocasião, a vereadora Cristina convidou a todos os presentes para estarem na próxima sessão, ocasião em que deve tramitar, na Câmara, um projeto instituindo a Semana Gastronômica.

“Este é um projeto meu e do vereador Luiz Akira e creio que será muito bom para fomentar o setor turístico e alimentício da cidade. Reitero que as portas do gabinete estão abertas para atendê-los”, pontuou a Cristina.

Akira finalizou agradecendo e também se colocando à disposição. “Sei que há muitos outros pontos que se fazem necessários às conversas, que esta reunião sirva como pontapé para melhor comunicação entre as partes, este é objetivo do legislador, não podemos determinar, executar, muito menos interferir em desfavor da Lei, mas podemos cobrar, fiscalizar, intermediar situações como esta, na intenção de somar esforços buscando as devidas soluções”, finalizou.

Assessoria do vereador Luiz Akira

05/03/2024 12:38