VEREADOR MARCUS BAZÉ

NOME: Marcus Vinícius Bazé de Lima

NASCIMENTO: 18/05/1978

NATURAL DE: Três Lagoas - MS

Automutilação e bullying serão destaque na Câmara

>>12/03/2018

Vereadores André Bittencourt e Marcus Bazé propõem audiência pública sobre o assunto

Preocupados com o bem estar escolar e em cumprimento da  Lei Municipal  3.312,  os  vereadores  da Câmara de Três Lagoas, André Bittencourt e Marcus Bazé reuniram – se com profissionais do Departamento Pedagógico, da Secretaria Municipal de Educação para tratar da questão. O encontro ocorreu no dia 9 de março, na Secretaria.

Os vereadores André Bittencourt e Marcus Bazé  , também são autores da  lei municipal  que visa ações de  políticas antibullying nas escolas públicas  e privadas de Três Lagoas.  A automutilação é uma das consequências do bullying, mas não  é o  único motivo. Segundo o grupo, as causas são diversas, como: conflito familiar, depressão, sentimentos oprimidos, abuso sexual  e outros.

O levantamento e o alerta sobre automutilação  foram  feitos pelo Conselho Municipal de Saúde a Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Dados demonstram que saltou de 27 casos, em 2015, para 123  casos, em 2017.

Pela Secretaria de Educação participaram da reunião a diretora  Isabel Borges, a psicóloga Talyta Camargo e a assistente social, Eliseth Aparecida.

A psicóloga Talyta explicou que  os  jovens relatam que se   automutilam com a sensação  de que vão aliviar   o desconforto psicológico/emocional.

As profissionais alertaram que o número de casos sobre a automutilação em Três Lagoas pode ser  ainda maior, pois  o divulgado refere- se a  casos que foram descobertos ou identificados  pelos familiares, amigos e a própria comunidade escolar.

“Fiz questão de reunir  com este grupo para entender ainda mais sobre o assunto.  Quero acompanhar os trabalhos. Nossos jovens   precisam de mais esclarecimentos , tanto da família e amigos , como da escola e do poder público”  ,  disse o vereador André Bittencourt.

Audiência pública

Na ocasião, os vereadores André Bittencourt e Marcus Baze  discutiram com o grupo  a participação das mesmas  na audiência pública que será realizada em abril,   para abordagem do  Bulyling e Automutilação .  “A princípio, nosso tema seria somente o bullying, mas diante desta triste e assustadora realidade entre os  jovens   das escolas de Três Lagoas, não tivemos dúvida em acrescentar a abordagem da  automutilação”,  explicou Bittencourt.

A audiência pública com o tema Alerta: Bullying e Automutilação,  esta prevista para o dia 04 de abril, no Plenário da Câmara de Vereadores de Três Lagoas.

05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00