Vereadores André Bittencourt e Marcus Bazé propõem audiência pública sobre o assunto
Preocupados com o bem estar escolar e em cumprimento da Lei Municipal 3.312, os vereadores da Câmara de Três Lagoas, André Bittencourt e Marcus Bazé reuniram – se com profissionais do Departamento Pedagógico, da Secretaria Municipal de Educação para tratar da questão. O encontro ocorreu no dia 9 de março, na Secretaria.
Os vereadores André Bittencourt e Marcus Bazé , também são autores da lei municipal que visa ações de políticas antibullying nas escolas públicas e privadas de Três Lagoas. A automutilação é uma das consequências do bullying, mas não é o único motivo. Segundo o grupo, as causas são diversas, como: conflito familiar, depressão, sentimentos oprimidos, abuso sexual e outros.
O levantamento e o alerta sobre automutilação foram feitos pelo Conselho Municipal de Saúde a Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Dados demonstram que saltou de 27 casos, em 2015, para 123 casos, em 2017.
Pela Secretaria de Educação participaram da reunião a diretora Isabel Borges, a psicóloga Talyta Camargo e a assistente social, Eliseth Aparecida.
A psicóloga Talyta explicou que os jovens relatam que se automutilam com a sensação de que vão aliviar o desconforto psicológico/emocional.
As profissionais alertaram que o número de casos sobre a automutilação em Três Lagoas pode ser ainda maior, pois o divulgado refere- se a casos que foram descobertos ou identificados pelos familiares, amigos e a própria comunidade escolar.
“Fiz questão de reunir com este grupo para entender ainda mais sobre o assunto. Quero acompanhar os trabalhos. Nossos jovens precisam de mais esclarecimentos , tanto da família e amigos , como da escola e do poder público” , disse o vereador André Bittencourt.
Audiência pública
Na ocasião, os vereadores André Bittencourt e Marcus Baze discutiram com o grupo a participação das mesmas na audiência pública que será realizada em abril, para abordagem do Bulyling e Automutilação . “A princípio, nosso tema seria somente o bullying, mas diante desta triste e assustadora realidade entre os jovens das escolas de Três Lagoas, não tivemos dúvida em acrescentar a abordagem da automutilação”, explicou Bittencourt.
A audiência pública com o tema Alerta: Bullying e Automutilação, esta prevista para o dia 04 de abril, no Plenário da Câmara de Vereadores de Três Lagoas.