Renée critica gestão da saúde em Três Lagoas

>>19/03/2019

Na manhã desta terça-feira (19), durante a 6ª sessão ordinária, o vereador Renée Venâncio relatou, no pequeno expediente, uma cena que viu antes de chegar ao plenário da Câmara Municipal: “uma senhora jogando colchão e outros móveis na rua. Por isso, peço que não joguem lixo na rua”.

No grande expediente, falou sobre a “ingestão” da área de saúde. “Nas gestões anteriores, as filas de alguns procedimentos eram menores. Antes eram 20, depois 12 e agora são apenas 2 cirurgias eletivas por mês, com uma espera de até 4 anos, que antes era de até 10 dias”, apresentou Renée. “Não podemos deixar esse tipo de coisa acontecer”, desabafou.

Renée apresentou três indicações para o prefeito Ângelo Guerreiro: semáforo no cruzamento da avenida Antonio Trajano, com a rua José Hamilcar Congro Bastos, nas proximidades da Rodoviária Municipal; limpeza de terreno na rua Sebastião Fenelon Costa, nº 1.355; e conservação da estrada vicinal no Batuíra 01, bem como a manutenção da ponte que dá acesso á Fazenda LM e Brioso.

A sessão
Os vereadores aprovaram um projeto de lei que institui campanha permanente de incentivo à arborização de ruas, praças e jardins no município. Se for sancionada pelo prefeito, a lei prevê entrega de mudas de árvores e plantas ornamentais, gratuitamente, para interessados em arborizar ruas, praças e jardins. A entrega poderá ser limitada por munícipe.

Também tramitaram outros quatro projetos de lei, que foram encaminhados para a comissão de Constituição, Justiça e Redação para emitir parecer:

• Projeto de lei nº 28, de 15 de março de 2019: “institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos”;
  • Projeto de lei nº 29, de 15 de março de 2019: “institui a campanha “Abril Marrom” de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira”;
  • Projeto de lei nº 30, de 15 de março de 2019: “institui a Semana de Prevenção ao Suicídio Infanto-juvenil”;
  • Projeto de lei nº 31, de 15 de março de 2019: “dispõe sobre a criação de área de segurança escolar nas escolas da rede municipal de ensino”.

Indicação coletiva
Os vereadores fizeram uma indicação coletiva, encaminhada para o prefeito Ângelo Chaves Guerreiro, Ministro de Saúde Luiz Henrique Mandetta, e à Bancada Federal do Estado de Mato Grosso do Sul, solicitando verbas junto aos órgãos competentes para a aquisição de aparelhos de raios-X nas Unidades de Sáude no Município de Três Lagoas.

05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00