VEREADOR TONHÃO

NOME: Antonio Luiz Teixeira Empke Junior

NASCIMENTO: 21/06/1982

NATURAL DE: Bauru - SP

Tonhão volta a sugerir implantação restaurantes populares

>>02/05/2019

Na sessão do dia 30 de abril, o vereador Tonhão subiu a Tribuna da Câmara para falar de viagens que fez a municípios do estado de São Paulo, para conhecer projetos de alcance social, como restaurantes populares, TV Câmara e Parlamento Jovem.
Ele afirmou que desde o primeiro mandato, encampa uma luta para viabilização dos chamados restaurantes populares. Neste sentido, ele já apresentou a proposta para o ex-governador e para o governador atual, ex-prefeitas e ao atual prefeito, por entender a importância para o município.
Ele esteve nas cidades de Botucatu, Araraquara e Rio Claro, para ver funcionamento dos conhecidos “Bom Prato”. Nestes municípios, são servidos cafés da manhã, ao custo de R$0,50 e almoço a R$ 1,00. São contratadas Ongs ou instituição, o governo do estado que custeia o município cede o espaço.
No total, são servidos 300 cafés da manhã e entre R$ 1.200 a 1.500 refeições (com guarnição e sobremesa), dia, tudo por com acompanhamento de nutricionista.
“É impressionante o projeto. E, existe, ali, também uma socialização grande. Pois, não são pessoas humildes, que se alimentam, ali. Como nestes locais o transporte público é intenso, tem idosos que saem de bairros distantes, na periferia, para se alimentar em ambos locais”, frisou Tonhão.
O vereador ainda acrescentou que a Prefeitura de Três Lagoas teria saúde financeira para financiar tal proposta, com a oferta de 200 e 300 refeições, inicialmente, a um custo de até R$ 2,00. E, o governo do estado poderia abraçar a causa também. Ele citou um compromisso feito com o governo do estado, inclusive, que teria se sensibilizado com a questão e ainda em construir um Centro para Tratamento e Recuperação de Dependentes Químicos. O objetivo seria dividir o estado em 4 ou 6 regiões e Três Lagoas seria um desses pólos. Também é uma luta antiga dele, mas sobretudo, algo que acontece no estado vizinho, com bastante facilidade”.
“O importante é que isso saia do papel, pois existe uma demanda reprimida, no município, que necessita das duas propostas”, disse Tonhão.
Afirmando viajar, pois é relevante que os vereadores conheçam novas propostas, muitas delas adequadas a realidade de Três Lagoas, o vereador ainda esteve visitando Câmaras municipais, de Ribeirão Preto, Americana e Campinas, onde existem Escolas do Legislativo atuantes. Ele lembrou que esta já foi uma realidade do Legislativo Municipal e qual o papel da escola: qualificar servidores e promover cursos e treinamento para a população.
Tonhão citou ainda que nestes municípios também há projetos conhecidos como “Parlamento Jovem”, “Câmara Mirim, “Vereador Mirim”, uma proposta que ele já apresentou na Câmara de Três Lagoas está aprovada - algo que ele entende ser de extrema importância - e que deve ser ativado, para uma melhor aproximação da população dos vereadores.
Ainda na Tribuna, o vereador acrescentou que é preciso ter um registro histórico dos vereadores, no espaço da Câmara; uma sala de reuniões, para integrantes, das Comissões Permanentes, analisarem projetos; e uma TV Câmara, tais sugestões serão dadas ao presidente da Casa de Leis.
A pouca visibilidade dos vereadores, foi outro ponto citado pelo vereador. Por isso, fez questão e citar os projetos em andamento nos outros municípios, entendendo ser algo que ajudaria a aproximar ainda mais a população dos parlamentares.
A principal afirmação do vereador é que cada vereador tem um trabalho específico e é preciso sempre dar destaque.

19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31