Durante a 1ª sessão ordinária de 2020, o vereador Silverado usou a tribuna no pequeno expediente para fazer uma crítica: “andando nas rodovias vi que vários agricultores estão prejudicados e não podem sair de casa, pois as estradas estão totalmente esburacadas. Quem tem carro baixo não tem conta de sair de casa. Peço que o poder olhe com mais carinho estas vias rurais e que a Agesul que faça operação”.
Silverado concluiu sua fala apresentando duas indicações, pedindo iluminação de led na Av. Capitão Olinto Mancini, do cristo até o final; e revitalização do cristo, como pintura.
A sessão
Na sessão, os vereadores analisaram nove matérias em pauta, sendo um veto e oito projetos de lei. O veto e mais três projetos foram encaminhados para análise das comissões, os demais itens foram aprovados.
O primeiro projeto de lei (PL) aprovado foi o nº25, que dispõe sobre a criação de setor ou guichê específico para recebimento de alvará judicial nas instituições financeiras do município. Na sequência, foi aprovado o PL nº69, instituindo o programa “Cachorródromo – Espaço Público para Cães”. Também foi aprovado o projeto nº110, instituindo a “Semana da Virada Animal” e o projeto nº 153 instituiu a “Semana no esporte” no município. Para incentivar o desuso de canudos e copos plásticos, foi aprovado o PL nº131 instituindo o “Selo Consciência Coletiva”.
Os vereadores Apóstolo Ivanildo e Gilmar Garcia, usaram a justificativa de voto para falarem sobre o projeto. “Ele não proíbe, mas apenas incentiva os empresários para deixarem de usar canudos e copos plásticos”, explicou Apóstolo. “Essa é mais uma política importante, principalmente para a questão ambiental. Nós [vereadores] não podemos tudo, como proibir ou impor algo. Mas podemos propor políticas de conscientização”, enfatizou Gilmar.