VEREADORA SAYURI BAEZ

NOME: Sayuri Ahagon Baez

NASCIMENTO: 04/04/1969

NATURAL DE: Três Lagoas - MS

Sayuri Baez pede cronograma de obras em andamento para fazer fiscalização

>>23/02/2021

No tempo do pequeno expediente, a vereadora Sayuri Baez ressaltou que amanhã celebra-se o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. “Somente em 24 de fevereiro de 1932, o Código Eleitoral passou a assegurar o voto feminino; todavia, esse direito era concedido apenas a mulheres casadas, com autorização dos maridos, e para viúvas com renda própria. Essas limitações deixaram de existir apenas em 1934, quando o voto feminino passou a ser previsto na Constituição Federal”, apresentou Baez.

As três indicações da vereadora Sayuri Baez foram encaminhadas para o prefeito, solicitando: dois redutores de velocidade (quebra-molas) na Rua Antônio Estevão Leal, nas proximidades dos números 2.623 e 2.585, bem como a manutenção das sinalizações de pare sobre solo; drenagem e recapeamento entre a Rua Antônio Estevão Leal e a Rua Jary Mercante (próximo ao nº2.337), “pois a região fica completamente alagada, impossibilitando a passagem de pedestres e veículos”; troca das lâmpadas de energia localizadas no bairro Real Park, “um bairro novo, com postes de energia novos, porém todos estão sem lâmpada, deixando os residentes completamente no escuro e com certa aflição”; e pavimentação asfáltica na Rua Domingos Rimoli, nas proximidades do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), “para facilitar o deslocamento dos moradores/ trabalhadores daquelas regiões, bem como dos estudantes das universidades, como a Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)”.

No grande expediente, apresentou os requerimentos, ambos para o prefeito e para a secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, a vereadora pediu um parecer informando qual está sendo a destinação das lâmpadas que estão sendo substituídas por lâmpadas de LED e o cronograma de obras que estão sendo executadas na cidade no momento, “para poder ir em todas elas e verificar, conversar com o engenheiro, ter essa atenção. Não somos monstros, nem bichos para nos recusarem informação”, ressaltou.

Em aparte, o vereador Tonhão disse que vai cobrar agilidade na resposta desse requerimento e, inclusive, vai pedir para que o cronograma de obras seja entregue para todos os vereadores.

Sobre a tragédia ocorrida no final de semana, Baez disse para não generalizar e que não podemos punir famílias que estão ali em busca de qualidade de vida e lazer e não simplesmente fechar tudo. “Esse é um assunto para falarmos futuramente, por conta da pandemia”, ressaltou.

RESUMO DA SESSÃO

Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu a 3ª sessão ordinária de 2021. Com sete matérias em pauta, sendo cinco projetos de lei e dois vetos, os vereadores aprovaram dois projetos do poder executivo, que chegaram com pedido de regime de urgência. Os vetos das leis que alteravam o nome de ruas e os demais projetos foram encaminhados para as comissões internas da Casa de Leis emitirem parecer.

Os projetos aprovados foram:

• Projeto de Lei nº10/21, que institui o programa municipal de Conservação e Manutenção de Estradas, Pontes e Mata-burros, na zona rural do município de Três Lagoas, e dá outras providências.
  • Projeto de Lei nº11/21, que altera a lei municipal nº3.181, de 30 de agosto de 2016, que disciplina o sistema de videomonitoramento urbano de segurança pública no município de Três Lagoas, na forma que especifica.

Os requerimentos foram votados e aprovados em bloco.

19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31