VEREADOR DR. CASSIANO MAIA

NATURAL DE: Três Lagoas - MS

Dr. Cassiano participa de lançamento da campanha contra a Poliomielite

>>30/09/2021

Na manhã desta quinta-feira (30), na Casa da Amizade, aconteceu a coletiva de imprensa de lançamento da campanha de combate à poliomielite, realizada pelos clubes de Rotary Clube de Três Lagoas. A Câmara Municipal, parceira da iniciativa, esteve presente e representada pelo seu presidente, Dr. Cassiano Maia. A campanha será de 01 a 31 de outubro, sendo que o “Dia D” da campanha será no dia 16 de outubro, das 8h às 16h, nos postos de saúde.

Noemy Uehara, presidente do Rotary TL Costa Leste, deu uma aula sobre a doença e apresentou a campanha. “Falamos muito das crianças, mas a poliomielite pode atingir os adultos também, em especial aqueles com mais de 40 anos que nasceram depois do início da imunização”, ressaltou.

Após citar os parceiros e responsáveis pela ação, tanto em Três Lagoas como no mundo, pois faz parte da campanha internacional End Polio Now, Noemy agradeceu e finalizou: “que fique claro que não existe cura, apenas prevenção”.

O presidente da Câmara lembrou que, com a pandemia, muitas pessoas estão percebendo a importância da vacinação. “É quase que uma convocação para as famílias levarem as crianças de 0 a 5 anos e ajudarem a erradicar essa doença”, reforçou Dr. Cassiano.

A presidente do Rotary Três Lagoas, Silvania Fátima Bressani agradeceu a imprensa: “sem vocês, ficamos com os braços e pernas curtos, nossa mensagem não chega”. Silvania citou também outra campanha do Rotary, “Informação Salva Vidas”, mostrando como a boa informação é importante.

Finalizando a coletiva, Padre Júlio da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, disse que a ação é um ato de amor. “Temos amor pela vida e queremos que ela seja imunizada”, destacou.

A CAMPANHA

Dia D da vacinação: 16 de outubro
Local: Postos de Saúde
Hora: das 8h às 16h
Quem? Crianças de 0 a 5 anos

A Poliomielite, mais conhecida como Paralisia Infantil, é um vírus que pode causar paralisia, facilmente evitável por vacinação. Ele é transmitido por água e alimentos contaminados, ou contato com uma pessoa infectada.

Muitas pessoas infectadas não ficam doentes, nem apresentam sintomas. No entanto, aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal. O tratamento inclui repouso, analgésicos e ventiladores portáteis.

A cada ano que passa, os índices de cobertura vacinal no Brasil para as doenças como Poliomielite (Paralisia Infantil), sarampo e outras doenças infecto-contagiosas estão sofrendo uma redução assustadora que colocam em risco a saúde de crianças e adultos, além de aumentarem a possibilidade da ocorrência de uma epidemia e o retorno de doenças há muito erradicadas no Brasil.

Os clubes de Rotary Clube de Três Lagoas se uniram com outros parceiros como Interact e Rotaract para intensificar a divulgação da campanha, visando atingir, no mínimo, o índice de 95% de cobertura vacinal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31