VEREADORA MARISA ROCHA

NASCIMENTO: 12/08/1961

NATURAL DE: Três Lagoas - MS

MANDATOS: 6º mandato

Câmara devolve mais de R$ 11 milhões à prefeitura durante primeira sessão do ano

>>07/02/2023

Na manhã desta terça-feira (07), foi realizada, no plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas, sessão solene de abertura dos trabalhos de 2023, com a presença do prefeito Ângelo Guerreiro e secretários para apresentação de breve balanço de 2022 e planos para o ano que se inicia. Durante a solenidade, os vereadores entregaram um cheque simbólico no valor de R$11.342.774,26, fruto da economia do Poder Legislativo na última legislatura. Todos os vereadores estavam presentes, já seguindo a nova composição da Mesa Diretora.

Elaine Furio, secretária de Saúde Pública, primeira a usar a tribuna, destacou: “não me esqueço dos auxílios e investimentos nos últimos anos, principalmente, no período da pandemia”. Furio também elencou as inaugurações e ganhos desde o início da sua gestão. Ela ainda destacou devoluções de recursos que a Câmara fez em anos passados, ajudando a prestar atendimentos durante a pandemia e, após o auge da crise, para acelerar a realização de cirurgias em otorrinolaringologia.

Vera Helena, secretária de Assistência Social, também fez um breve balanço de tudo que aconteceu nos últimos anos. “Sabemos que ainda não damos conta de tudo e que precisamos melhorar, mas estamos à disposição da sociedade e faremos sempre o possível”, finalizou. Osmar Dias Pereira, secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), citou obras futuras, como praças, pavimentação e drenagem que já estão ou, muito em breve, estarão em processo de licitação.

Guerreiro iniciou enfatizando: “a nossa maior obra é cuidar das pessoas”. Rapidamente e informalmente, passou informações do orçamento para 2023: “a previsão é receber R$1 bilhão e 44 milhões. Desses, R$456 milhões vão para gastos com o administrativo. Para a Educação, são R$234 milhões. Para a Saúde, são R$252 milhões, mas podendo ultrapassar os R$320 milhões. Para o Esporte, que também é saúde para os nossos jovens e idosos principalmente, o orçamento vai passar de R$20 milhões. Para o Social, que em 2017 era uma média de R$5 milhões, esse ano será de R$41 milhões”.

Sobre moradia popular, um item cobrado pela população em seu governo, inclusive por presentes na sessão solene, Guerreiro afirmou que “esse ano é pé no freio, pois é início de governo federal e estadual”, segundo ele, devido à dependência do município para receber recursos dessas esferas para conseguir realizar bons projetos e conseguir atender adequadamente essa demanda, por isso, ele disse não poder prometer nada, sem demagogias.

O vice-prefeito, Paulo Salomão, relembrou que no início do mandato, em 2015, eram duas farmácias. Hoje são mais de 15. “Para chegar aonde chegou, não foi um simples arrumar a casa, teve muito trabalho”, ressaltou.

Devolução do duodécimo

Doutor Cassiano Maia, presidente da Câmara, começou sua fala enaltecendo a gestão do Guerreiro, principalmente na atenção dada ao Legislativo. Maia anunciou a devolução dos R$11 milhões e 340 mil. “Mesmo economizando, não deixamos de executar melhorias, como reformas no prédio e em Recursos Humanos. Projetos, como a Visita Guiada, foram ampliados e melhorados com a Escola do Legislativo. Iniciamos a Câmara Sustentável: já é possível ver os painéis de energia solar. Tivemos o primeiro Natal Câmara Encantada. E já está em andamento o projeto da Câmara Inclusiva, para tornar a câmara acessível”. Maia encerrou noticiando o projeto “Câmara nos Bairros”, que bimestralmente vai visitar os bairros. “Ouvir as pessoas é a melhor forma de conhecer e ouvir a população”.

Sobre a devolução de mais de R$11 milhões ao Executivo, ficou determinado em reunião realizada há alguns dias, que serão executados alguns estudos técnicos para realização de obras importantes para população e para fomentar o turismo. São elas a pavimentação asfáltica das estradas vicinais de acesso aos ranchos, no entorno da orla do Rio Sucuriú, desenvolvimento do turismo e lazer na região urbana da Segunda Lagoa e aquisição de uma área anexa ao Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox para a implantação de uma arena multiuso. Além da importância destas obras para a população local, poderão alavancar os negócios voltados ao turismo, no município.

Além da devolução dos R$11.340.774,26 em recursos não utilizados durante o ano de 2022, em janeiro de 2022 a Câmara devolveu R$6.085.826,40, sendo que, no total, o Legislativo economizou R$17.426.600,66 durante o biênio 2021/2022. A economia é resultado de diversas medidas adotadas pelo Poder Legislativo e, principalmente, da harmonia entre os poderes.

O presidente agradeceu também aos parlamentares, governadores e a todos que ajudaram com recursos, desejando que o novo governo continue apoiando sempre os projetos para o crescimento da cidade e do estado.

Vereadores

Os vereadores Jorginho do Gás, Sayuri, Silene, Britão do Povão, Charlene Bortoleto, Doutor Paulo Veron, Marisa Rocha, David Martinelli, Tonhão, Professor Negu Breno, Sargento Rodrigues, Doutor Issam Fares Junior e Evalda Reis usaram a tribuna para desejar mais um ano de muitas conquistas e melhorias para a cidade e para a população, sabendo que tem coisas que precisam melhorar. Alguns, também fizeram um pequeno balanço de sua legislatura.

Mesa Diretora

A nova composição da Mesa Diretora é:
- Presidente: Doutor Cassiano Maia
- Primeiro vice-presidente: Sargento Rodrigues