CSS based drop-down menu
 

VEREADOR TONHÃO

 

E-MAIL: tonhao@cmtls.com.br

TELEFONE: 67 3509-6313

CHEFE DE GABINETE: Frank Alves

 

NOME: Antonio Luiz Teixeira Empke Junior

NASCIMENTO: 21/06/1982

NATURAL DE: Bauru - SP

MANDATOS: 4º mandato

 
 
Notícia:
 
 
Tonhão entrega títulos de cidadão Três-lagoense
 


>>18/05/2023

 

Na noite desta quinta-feira (18), a Câmara entregou cinco títulos de Cidadão Três-Lagoense e um título de Cidadã Benemérita em sessão solene proposta pelos vereadores Doutor Cassiano Maia, presidente da Casa, Tonhão e Marcus Bazé. Receberam a maior honraria que o poder legislativo pode outorgar os senhores Cláudio Mendonça, diretor superintendente do Sebrae/MS, Marcelo Turine, reitor da UFMS, Paulo Correa, primeiro secretário da Assembleia Legislativa/MS (ALEMS), Ricardo Ayache, presidente da Cassems, Rosário Congro Neto, empresário, e Tomás Bawden de Castro Silva, desembargador federal do 24º TRT. A professora doutora Terezinha Bazé foi outorgada com o título de Cidadã Benemérita.

Na mesa, também estavam presentes o prefeito Angelo Guerreiro, prefeito de Três Lagoas; Paulo Salomão, vice-prefeito; Doutor Issam Fares Junior, vereador; Marcos Vinicius Massaiti Akamine, representando a OAB/MS; Major Rogeliano, representando o 2ºBPM; Maria Aparecida Diogo, presidente do Sinted; Delegado Ricardo Cavagna, representando a Polícia Civil; Joaquim Barbosa, vice-presidente da Associação Integra Costa Leste; Mario Salgueiro, juiz da 1ª Vara Trabalhista de Três Lagoas; Angela Brito, secretária de Educação e Cultura; Marizete Bazé, coordenadora regional de educação do Estado; e Maria Melo, da Sociedade Brasileira de Eubiose.

Após as entregas das honrarias, os homenageados usaram a tribuna. “Se temos bons propósitos, podemos construir políticas públicas de qualidade, fazer uma gestão legal”, ressaltou o Deputado Estadual Paulo Correia. Ayache agradeceu afirmando que Três Lagoas é a cidade que mais se desenvolve no Estado e anunciou: “quero dizer em primeira mão que aprovamos hoje um projeto de ampliação e modernização dos hospitais da rede”.

Bawden falou um pouco de sua trajetória. “Por muitos anos fui o único juiz do trabalho na cidade”, ressaltou o magistrado, que finalizou emocionado: “esse título, podem ter certeza, não vai só para o meu escritório e minha casa, mas para o meu coração”.

Rosário Congro, que deu início a vida política na câmara de vereadores de Três Lagoas, se viu retornando a tribuna, agora sendo homenageado e recebendo o título de cidadão: “agora sou um três-lagoense, não que eu não me sentisse um antes, pois eu sempre me senti”. O reitor Marcelo destacou que a “UFMS é um patrimônio, é uma mãe que abraça o Estado” e finalizou dizendo que está muito feliz pelo título, que coloca a instituição a disposição dos vereadores e que a melhor arma que eles têm é a educação.

A professora doutora Terezinha Bazé começou seu discurso desejando dividir seu título de Cidadã Benemérita com seus familiares e colegas de trabalho, outras professoras. Na sequência, narrou toda sua trajetória e conquistas. E, por fim, Cláudio Mendonça, finalizou com a alegria e gratidão pelo título.

O prefeito, Guerreiro, disse que agora os novos cidadãos três-lagoenses carregam um peso e “devem trabalhar dobrado pela cidade”, brincou. O chefe do executivo enfatizou também sobre a importância de todos os setores presentes atuarem juntos com a política para o crescimento da cidade. Marcus Bazé ressaltou a homenagem que sua mãe recebeu, merecidamente, pois pôde acompanhar de perto toda sua brava trajetória.

O vereador Tonhão, que é principal proponente da solenidade, fez um breve resumo dos homenageados e das justificativas que garantem o mérito de todos ali. “São todos entusiastas pelo desenvolvimento da nossa cidade”, ressaltou. Agradeceu a presença de todas as demais autoridades presentes por reconhecer a entrega dessa mais alta honraria. “A atriz principal hoje é a nossa cidade, é Três Lagoas”, defendeu Doutor Cassiano em seu discurso de encerramento, que também foi de agradecimento aos demais vereadores por também ter a sabedoria de saber reconhecer essas pessoas a serem homenageadas.

 

Os homenageados

Cláudio George Mendonça é economista e advogado, além do cargo de diretor superintendente do Sebrae/MS, é presidente da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (ABASE), conselheiro titular do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae e diretor secretário da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). Nascido em Nioaque, mora há 30 anos em Campo Grande. Já viajou o mundo em missões governamentais e empresariais. É formado pela UFMS e UNAES, ciências econômicas e direito, respectivamente, e pós-graduado pela FGV em Gestão Empresarial (MBA).

Marcelo Augusto Santos Turine é natural de Araçatuba/SP, mas mora em Campo Grande há pouco mais de 20 anos, onde atualmente é professor titular da Faculdade de Computação da UFMS, instituição na qual, desde 2016, foi eleito reitor, com mandato até 2024. Desde 2008, é membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS.

Paulo Corrêa se apaixonou pela Engenharia Civil por conta da admiração pelo pai que era mestre de obras. Em 1991, foi convidado pelo então governador Pedro Pedrossian para ocupar o cargo de Secretário Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Mato Grosso do Sul. Durante seus três anos a frente da pasta, desenvolveu importantes ações, como o “Programa Desfavelamento”, que eliminou todos os núcleos de favelas da capital. Em 1997, tomou posse no seu primeiro mandato como Deputado Estadual. De lá pra cá, são oito mandatos consecutivos, nos quais, esteve duas vezes como Presidente da ALEMS. Hoje, em seu oitavo mandato, é primeiro secretário da ALEMS.

Ricardo Ayache é formado em Medicina pela UFMS, com especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e MBA em Gestão de Cooperativas de Saúde pela FGV. Atua como médico no Hospital Regional do Mato Grosso do Sul. Teve participação ativa na fundação da Cassems, instituição que preside desde 2010, duplicando o número de hospitais da rede durante sua gestão.

Tomás Bawden de Castro Silva é natural de Uberaba/MG. Formado em Engenharia Civil e Direito pela USP. Trabalhou por anos na Tanzânia. Em 1991, começou sua atuação no serviço público, primeiro como servidor no TRT da 18ª região (GO). No ano seguinte, aprovado em concurso, tomou posso em concurso como Juiz do Trabalho Substituto no TRT da 10ª região em Brasília. E em 1993, com a criação do TRT da 24ª região, exerceu a opção legal de nele ocupar seu cargo. Em 2021, promovido a Desembargador Federal do 24º TRT, pelo critério de antiguidade, onde também foi eleito como vice-presidente para o biênio 2023-2024.

Rosário Congro Neto nasceu em Cafelândia/SP. É advogado, político e empresário, formado pela Faculdade de Direito de Bauru. Em 1976, foi eleito vereador na Câmara Municipal de Três Lagoas, cujo mandato exerceu até 1982. Atuou como Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Seccional do Mato Grosso do Sul nos anos de 1981 e 82. Exerceu também função como Secretário Estadual de Desenvolvimento Social entre 1983 a 85. Foi Deputado Federal durante a Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição Federal de 1988. Hoje, afastado das atividades políticas, preside um grupo de comunicação, sendo Sócio Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

Terezinha Bazé de Lima é natural de Três Lagoas, onde desde o ensino médio optou pelo Magistério, iniciando sua vida como professora em 1971. Formou-se em Pedagogia pela UFMS, fez mestrado e doutorado em Educação. Em 1985, prestou concurso para Magistério Superior na UFMS, iniciando função na instituição como professora de ensino superior nos cursos de licenciaturas na cadeira de didática e no curso de Pedagogia. A Doutora também foi coordenadora de curso, chefe de departamento de educação e diretora do Campus Três Lagoas.



 
 
27/03/2024 21:00
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00
19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31