VEREADORA SIRLENE

Sirlene Pereira sugere compra de veículo para uso no CAPES

Sessão foi a 31ª do ano

>>26/09/2023

Na 31ª sessão do ano, realizada nesta terça-feira (26), a vereadora Sirlene dos Santos Pereira encaminhou uma indicação para a secretária Municipal de Saúde Pública, Elaine Cristina Ferrari Furio, com cópia ao secretário Municipal de Administração, Gilmar Araújo Tabone, e Osmar Dias Pereira, secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, assim como ao prefeito Ângelo Gerreiro, solicitando que estudem a possibilidade de adquirir um veículo para uso exclusivo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), possibilitando a realização de visitas domiciliares e transporte de pessoas que precisam ser atendidas pelo serviço.

Para Osmar Dias Pereira, secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Sirlene solicitou  a instalação de uma academia ao ar livre na Explanada NOB - nas proximidades da feira central, e construção de uma calçada na lateral do Estádio da ADEN, na rua Manoel de Oliveira Gomes.

Câmara aprova projetos que garantem direitos de crianças e adolescentes

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram três projetos de lei. O PL nº 71 "dispõe sobre a cessão onerosa do direito de nomear estabelecimentos, instalações, equipamentos, edificações, espaços ou eventos públicos (naming rights)", o que permitirá a nomeação de locais públicos com a contrapartida de a família fazer a manutenção destas ou outras localidades.

Também foram aprovados dois projetos de lei que atendem aos direitos das crianças e adolescentes: o PL nº 85, o qual "proíbe a utilização de verba pública em eventos e serviços que promovam a sexualização de crianças e adolescentes no âmbito do município, e ainda o PL nº 73, permitindo que seja instituída a "Semana do Brincar" a ser celebrada anualmente na semana em que se comemora o Dia Mundial do Brincar, em 28 de maio. Cassiano Maia explicou que esta lei será um dos eixos do Plano Municipal para a Primeira Infância, que está em discussão e criação no município, o qual será o primeiro do estado de Mato Grosso do Sul.

Semana do trânsito

Para falar sobre a campanha da Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro, o diretor de Trânsito e Sistema Viária, Edgar Silva Wegner, a coordenadora de Educação para o Trânsito, Caroline Cruz Feliciano usaram a tribuna livre. Os mesmos solicitaram que todos ajudem a divulgar o tema “Respeito e Vida”, destinada a orientação sobre as vagas para pessoas com deficiência e idosos. “Temos que lembrar que a vaga exclusiva não é privilégio, mas necessidade”, afirmou Wegner. Estas vagas estão disponíveis na cidade e serão ampliadas na região da feira central.

Carolina lembrou que, somente neste ano, sete pessoas morreram em acidentes de trânsito no perímetro urbano. “O trânsito pode matar. Contamos com serviços de educação, fiscalização e comunicação, mas contamos com a responsabilidade de todos. Cada um pode pensar no que está fazendo em respeito à vida própria e dos outros”, afirmou a coordenadora de educação no trânsito.

Alunos da Patrulha Mirim participaram da sessão, para acompanhar a divulgação da campanha anual. Eles participaram de panfletagens e blitze de educação para o trânsito em todo o município.

09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15