VEREADOR TONHÃO

NOME: Antonio Luiz Teixeira Empke Junior

NASCIMENTO: 21/06/1982

NATURAL DE: Bauru - SP

Para Tonhão, homologação do aeroporto é realidade.

>>16/02/2011

Em seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, na última terça-feira (15), o vereador Tonhão (PPS) garantiu que as informações oficiais são de que a homologação do aeroporto de Três Lagoas é uma realidade que deverá ser confirmada até o mês de junho. Nesta data, afirmou o vereador, é provável que o local já esteja apto e liberado para pousos e decolagens de vôos comerciais.

O líder da prefeita Márcia Moura (PMDB) disse que conversou com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza, pelo qual foi tranqüilizado sobre a situação do aeroporto. "Inclusive, foram anunciados investimentos de R$ 3 milhões para instalar o setor de embarque e desembarque", lembrou Tonhão.

Na semana passada, a própria vice-governadora, Simone Tebet, afirmou que está negociando o funcionamento pleno do aeroporto e deverá ir a Brasília para discutir algumas pendências com o Ministério da Aeronáutica.

Simone explicou que, de acordo com o IV Comando Aéreo Regional (IV Comar), só haverá homologação para vôos visuais, o que restringirá os pousos e decolagens a dias de tempo bom. A restrição estaria sendo imposta por causa do edifício Ramez Tebet e de uma torre de telefonia, que, na análise do IV Comar, estariam na rota de manobras.

A vice-governadora, no entanto, não concorda. "A torre pode ser removida e o prédio não interfere porque está a quatro quilômetros de distância. No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, os prédios estão muito mais próximos", afirmou.

Tonhão destacou o empenho de todos para o funcionamento comercial com vôos na linha São Paulo-Três Lagoas-Campo Grande. "O governo do Estado está liberando R$ 1 milhão, a Petrobras vai dar a contrapartida de R$ 1,9 milhão e a prefeitura mais R$ 100 mil para fazer o receptivo", afirmou. Ele disse que as empresas Azul e Trip já esboçaram interesse em operar a linha.

Indicações de melhorias - Durante a sessão, Tonhão ainda apresentou requerimentos e indicações à Secretaria de Obras e Saúde do município, pedindo a viabilização do patrolamento da estrada iniciada no Km 42 da BR-262, que demanda para Fazenda Bandeirantes e segue até a MS-320. Também reivindicou o patrolamento e asfaltamento da rua Maycaré em toda extensão, no bairro Paranapungá.

Tonhão também solicitou um estudo possibilitando a construção de galeria  de águas pluviais no bairro Vila Alegre, no entroncamento da rua Egídio Thomé com a rua João Thomes.

Durante discurso proferido na sessão, o vereador requereu à empresa de Telefonia Móvel da Claro que informe e solucione o problema quanto ao sinal no município. "Nós vereadores ouvimos reclamações da população em nossos gabinetes no tocante a esse problema e, como porta-voz, eu peço que a empresa solucione a questão porque a desculpa que temos é que o sinal ficou baixo após o temporal, mas creio que isto já não seja a principal causa atual", disse o vereador.

Tonhão também pontuou a necessidade de criação de um Conselho Municipal do Trânsito e a confecção de cartilhas educativas para crianças. "Isso facilitaria a educação das crianças", completou.
Para a saúde, o vereador acrescentou a necessidade da criação de um Posto de Saúde no bairro Santa Rita, atendendo ao bairro Jardim Brasília.

Ana Maria Barbosa e Daiana Oliveira

10/05/2024 11:20